quinta-feira, 31 de agosto de 2017

estilos de atribuição


Atribuições e Seus Julgamentos



 pessoas geralmente fazem atribuições dos eventos de nossa vida. Ou seja, interpretamos ou explicamos as causas e os motivos de tais eventos.

Da mesma forma, diante de nossos sucessos e fracassos, também fazemos atribuições: tentamos descobrir qual foi a causa ou os motivos que os causaram. No entanto, nossas atribuições nem sempre são precisas: muitas vezes as explicações que damos sobre a causa de nossos sucessos e falhas podem não ser inteiramente realistas e tendenciosas. Aqui estão alguns exemplos:

Não Culpe o Exterior


Há pessoas que, de forma estável, tendem a atribuir seus sucessos e falhas a fatores externos a eles; isto é, a fatores que estão fora de seu controle. Este estilo exteriorizador de atribuição é encontrado em pessoas que, por exemplo, depois de terem aprovado uma grande oposição, dizem: "Estou feliz por ter passado, quão feliz tive! Se eu tivesse que repetir o exame, certamente não aprovarei, porque este ano foi mais fácil do que outros anos ... ". Diante de uma falha, talvez ele pudesse dizer algo como "Este ano, o exame foi muito mais difícil ... Normal que não passou, foi impossível ..."


Digamos que as pessoas que têm esse estilo de atribuição regularmente não são responsáveis ​​por seu sucesso ou por seus erros. Obviamente, isso traz problemas para sua auto-estima, especialmente quando explicam os sucessos, uma vez que não confiam em seus próprios esforços nem em suas capacidades para obtê-los.

Seja Razoável Com Sigo Mesmo


Por outro lado, há pessoas que tendem a atribuir seus sucessos e falhas a fatores internos; isto é, aos fatores que dependem deles e estão sob seu controle.
] Seguindo o exemplo acima, pessoas com um estilo de atribuição internalista podem dizer sobre seu sucesso no exame: "Bom! Tenho orgulho de mim mesmo, o esforço que tenho dedicado nesta oposição deu frutos. "Se eu tivesse falhado em seu propósito, eu diria algo como"
Talvez eu não tenha tentado o suficiente; da próxima vez eu vou prepará-lo mais e melhor. "

 Esses indivíduos são mais propensos a desfrutar de uma melhor auto-estima do que no caso anterior, pois atribuem às suas próprias habilidades e esforços o sucesso obtido e estão conscientes de que podem ter alguma responsabilidade quando falharam na tentativa, o que favorece as atitudes visando tentar atingir seus objetivos.

Busca do Equilirio Interno e Externo



















No entanto, é importante qualificar algumas coisas. Reconhecer que há fatores internos que podem explicar nossas falhas não significa que devemos admitir que somos sempre responsáveis ​​por eles.

 Como em muitas coisas na vida, no meio é virtude. Há pessoas que, de forma estável e global, atribuem sua falta de sucesso a si mesmas, como algo que acontece continuamente por causa delas e que nunca mudará.

 Esse estilo de atribuição de falhas é muito característico em pessoas deprimidas e gera um grande desconforto para a pessoa e um impacto muito negativo na auto-estima. Além disso, eles encorajam atitudes passivas, caindo em um estado de desamparo ou resignação ao perceber que não há controle sobre eventos negativos repetidos.


Então esse não é o ponto. Nem é uma questão de cair no cinismo, e pensar que todos os eventos negativos em nossas vidas são devidos exclusivamente a fatores externos, inclusive responsabilizando os outros pelos seus próprios fracassos.

É simplesmente sobre nutrir nossa auto-estima por ser realista (e até mesmo honesto), fazendo atribuições racionais e avaliando eventos de forma objetiva. Assim, se você tiver sucesso e também perceber que se esforçou por tê-lo, aumentará sua auto-eficácia e confiança em si mesmo.

 Caso contrário, pense se parte do problema foi com você; seja responsável, mas na medida certa, sempre de maneira razoável e construtiva. Desta forma, sua auto-estima não será prejudicada e você adotará atitudes pró-ativas para alcançar seus próximos objetivos
Veja Masi sobre isso clique aqui:https://essenciaviva.website

Nenhum comentário:

Postar um comentário