quinta-feira, 31 de agosto de 2017

querer e poder

Querer é poder ... às vezes



Por uma boa temporada, especialmente desde o surgimento das redes sociais, observei o grande número de idéias e frases motivacionais que são compartilhadas no final do dia. Bem, através da fotografia, ou como uma frase famosa, aparecem na nossa parede ou na linha do tempo. Estas são mensagens positivas carregadas com os melhores desejos para aqueles que as recebem, e estou certo de que, por trás delas, é a boa intenção daqueles que as compartilham, não tenho dúvidas.















No entanto, muitas vezes engolimos certas idéias, um bem a priori para nós, sem realmente digerê-las. Quero dizer que muitas vezes aceitamos o significado do que lemos porque a mensagem está disfarçada de boas vozes, "boas vibrações" e grande otimismo; e nós gostamos, é claro. Nós gostamos de ler (acreditar) que somos capazes de qualquer coisa, que os limites não existem se realmente queremos algo, que todo o momento ruim sempre oculta algo bom, que temos que mudar a página a todo custo e estar sempre disposto a fazer qualquer coisa com nosso melhor sorriso

A VERDADEIRA REALIDADE


A verdade é que a realidade é diferente, quer queiramos ou não. Não pretendo cair em pessimismo infundado. Mas eu não concordo com o otimismo sem fundamento, sem passar por uma pequena análise crítica. Por que eu tento "arruinar" algumas dessas frases inspiradoras famosas? A resposta é que muitas vezes, certas idéias "positivas" remetem a crenças rígidas que são muito comuns em algumas pessoas.

 As crenças básicas, os esquemas disfuncionais que se caracterizam por não serem realistas, prejudicam porque não têm fundamento objetivo, porque não respeitam o direito das pessoas, porque não são flexíveis e não levam em conta o grande número de variáveis ​​e fatores da vida.

Eu já estava falando sobre os esquemas disfuncionais em uma publicação anterior, as idéias com as quais temos vindo a crescer, que aprendemos através da nossa educação e das nossas experiências, e que, infelizmente, não foram "bem aprendidas".

 Muitas pessoas carregam o peso de suas crenças: que devem ser perfeitas, que cometer erros é tolo, que seu valor como pessoa depende da opinião dos outros, que nunca se deve dizer "não", que é dos egoístas para olhar certos momentos para si mesmo, que errar é falhar, etc. Todos eles crenças errôneas, irrealistas e, acima de tudo, altamente prejudiciais.


MOTIVAÇÃO OBJETIVA


Bem, com as famosas frases famosas e motivadoras, embora seja verdade que eles não fingem ser prejudiciais, mas (eu imagino) o contrário, acontece algo parecido. Ou seja, nem sempre estão em conformidade com a realidade, nem sempre têm uma base e, em certos casos, se forem tomadas como verdades absolutas, elas podem ter o efeito oposto: frustrar-nos em vez de nos motivar.

















Porque não nos enganamos ... Não tudo o que queremos pode ser feito. Supor que querer é poder assumir que tudo na vida sempre depende de um. Isso não é objetivo, não corresponde à realidade: muitas vezes não conseguiremos atingir nossos objetivos devido às limitações do ser humano ou da própria vida, ou simplesmente porque nossos objetivos não são realistas, por mais que desejemos alcançá-los.

 Da mesma forma, não nos enganei pensando que, na vida, há pessoas caprichosas, que insistem em limitar-se porque sim (que também será); porque a verdade é que muitas pessoas encontram os limites de suas próprias vidas, e fingir ser capaz de tudo e abraçar tudo também não é realista.

 Comentários sobre a crença de que somos infalíveis e que podemos com tudo que "jogar" gera uma óbvia sobrecarga e grande frustração, porque a verdade é que não podemos cobrir tudo. Como seres humanos, somos seres limitados. Aceitando que é o primeiro passo para ser um pouco mais feliz.


Nem é verdade que, de todas as nossas más experiências, sempre podemos obter algo positivo. Deixe-os dizer a alguém que acabou de receber as más notícias de um diagnóstico médico sério, que acabou de perder um ente querido ou que sofreu um episódio traumático ... Há eventos e situações na vida que são objetivamente desagradáveis, negativas, doloroso, traumático; e não, não há um lado bom.

Respeitar o direito das pessoas de passar por maus momentos, validar e aceitar sua dor e incentivá-los a expressar é um ato de empatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário